terça-feira, 20 de julho de 2010

Nomes, Linguagens, Pensamentos...

Realmente se pudermos comparar pensamento e linguagem, ambas seriam como irmas siamesas. Esta semana tive a experiencia de concluir mais uma etapa de evoluçao no aprendizado do Frances. Na minha sala de aula, haviam Colombianos, Brasileiros, Iranianos, Russos, Chineses, Finlandeses, enfim... uma grande-pequena babel. Foi um periodo de muita troca porque a singularidade de cada pessoa vindo de sua cultura, modelo mental e etc... possibilitou uma riqueza inigualavel de crescimento pessoal. De modo que a vida realmente é maior e muito mais complexa do que as vezes a rotulamos. As diferenças sao latentes e extremamente perceptiveis. Os estilos e formas distintos. As reaçoes inesperadas... enfim, tenho aprendido que realmente a maior caracteristica que podemos ter aqui é o respeito.

Temos que aprender a conviver com as diferenças para que haja harmonia, sabendo dividir e conviver em um mesmo ambiente. Isso nos faz refletir que realmente devemos abandonar a tentaçao de julgar o proximo. Isto, tem nos feito aprender e ser mais humanos com essa grande diversidade cultural.

OBS.: Feliz aquele que crê que nao existe pensamento sem palavras...

(Da esquerda para a direita: ChangueU, EU, Andreas, Ning, ShuShu e Ulba)



Em meu ultimo encontro pedi pra alguns amigos escreverem o meu nome e o da Tania em suas respectivas linguas, que segue abaixo na sequencia (portugues, Chines, Russo e Persa):


Nenhum comentário:

Postar um comentário