quinta-feira, 22 de julho de 2010

A bebida do verão Quebecois!!!!!

Logo após ganhar o mesmo presente duas vezes por pessoas diferentes, resolvemos fazer este post! 
Segue a foto do meu baby abrindo a garrafa safra 2009 kkkkk
Cada um celebra o verão de uma forma aqui, entretanto, existe bebidas típicas para cada estação do ano. Aqui os quebecoises gostam muito de vinho Rosê no verão.
Ganhamos este vinho um mês atrás, e ontem ganhamos outro!!! Adoramos , bem leve! Muito bom mesmo!!!
Ou seja, já estamos tomando o segundo presente em comemoração ao veráo kkkkk e o término de mais uma etapa! Os cursos que tinhamos planejado fazer no início de nossa estada aqui no Canadá foram concluidos! Agora precisamos de mais fòlego para as outras etapas!!!! 

Nunca tinhamos experimentado vinho Rosê, mais por falta de conhecimento ou mesmo pelo antigo estigma de que a bebida não revelava grandes vinhos.

Estudei algumas informações sobre o Rosé e VOILÂ!!
A elaboração do vinho rosé é simples, e pode ser feita de várias formas, da mistura de vinho branco e tinto como em alguns casos na Champagne ou de uma rápida maceração (contato do líquido com as cascas da uva) delicada como ocorre na Provence.
Os vinhos rosés voltaram à tona há três anos. A bebida estourou na Europa, tendência que chegou aos quatro cantos do mundo com um grande consumo de vinhos desta categoria.


Uvas mais usadas em rosés
Cabernet Sauvignon: É a mais nobre e a mais famosa uva tinta do mundo, dona de uma cor intensa e de um alto teor de tanino. Seu cultivo, que iniciou-se no século 18 em Bordeaux, na França, espalha-se hoje por diferentes continentes, encontrando condições adequadas em terras da Itália, , Espanha, Estados Unidos, Austrália, Brasil, Chile e Argentina.
Chardonnay: É a principal uva branca. Graças à facilidade de cultivo, resistência e produtividade, espalhou-se pelo mundo, sendo a base de vinhos brancos muito secos. É a uva do Chablis e produz vinhos excelentes na Borgonha, na França. É encontrada na Califórnia, Chile, Argentina e Brasil.
Grenache: Trata-se de uma bastante viajada, sendo encontrada em diversas partes do mundo. Tem origem no sul do Rhône. Na Espanha, adquiriu a alcunha de Granacha. Também é bastante cultivada na Califórnia e na Austrália.
Merlot: Também presente nos vinhos de Bordeuax nos últimos séculos, atualmente é produzida também em diferentes regiões do mundo: Califórnia, Chile, Austrália, Argentina e no Brasil.
Pinot Noir: Plantada na Borgonha, onde também serve de base para a produção de champanhes, tem sido cultivada em outras regiões, obtendo resultados inferiores aos da terra natal.

Um comentário:

  1. Oi Tânia e Daniel,

    Parabéns por mais uma etapa concluída! :)

    Experimentamos o vinho rosê aqui tb qdo fomos almoçar num bistrôzinho no vieux-port com a mãe do Ro. Não sou mto chegada em bebidas alcóolicas, mas experimentei este vinho e realmente ele é mto leve! :)

    Precisamos marcar algo aqui em casa, né?! Vou ver com o Ro um dia mais tranquilo e avisamos vcs!

    bjs!

    ResponderExcluir