terça-feira, 30 de novembro de 2010

Uma boa noticia...


Cada dia aprendo uma coisa diferente.... serei eternamente aprendiz nesta vida... e assim quero ser sempre....pois não quero ser como sofistas (termo da filosofia que indica as pessoas que acreditam serem os detentores da verdade e nunca estarão abertos para receber novos conhecimentos)

No meu curso de filosofia, a professora abordou sobre como os filósofos começaram a questionar as coisas e queriam incitar as pessoas a ter um senso critico mais apurado, e não se contentar com respostas feitas, seja de ordem cultural ou religiosa.

Isso me fez cair algumas fichas...Não importa em que situação, VOCÊ tem que questionar TUDO !!!!. Se alguém chegar para você e disser : Vc é feio ! Não acredite! Cada um vê um mundo de uma forma! Talvez vc não tenha o estereótipos da Angelina Jolie ou do Brad Pit , mas sua essência pode emanar tanta doçura e sabedoria que vão além de toda aparência.

E porque estou dando esta volta toda para chegar no ponto que quero falar....???

Então, assim que chegamos, procurei um trabalho, mas existia a barreira dos idiomas que ter fluência do inglês e do francês é fundamental...

Um mês depois surgiu a oportunidade de fazer o curso de francês, eu fui parar na Uqam (Universidade do Quebec em Montreal).

O curso durou 2 meses e pouco, e mediante o cenário que tínhamos do impedimento em função da parte lingüística decidimos procurar alguma formação.

A minha primeira opção foi fazer um certificado nesta mesma universidade para estudar inglês.
Fui até o departamento de idioma e atendente me deu a seguinte informação: Senhora para fazer o certificado em inglês , tem que se fazer uma prova de domínio em francês e somente se vc passar, vc pode ser admitida no curso.

Eu questionei com a minha maravilhoso auto-estima sempre alta: E se não passar nesta prova não tem como fazer o curso? Tem outro possibilidade? A mulher foi enfática e disse que não tinha.

Ai eu pensei não vou conseguir passar nesta prova.... Fiquei triste e mesmo decepcionada fui correr atrás de outro caminho, encontramos o colégio La Salle , onde estudamos hoje.

O curso me pareceu adequado, era uma proposta interessante estudar turismo, eu faria uma coisa que me agradaria e ainda poderia estudar o inglês que eu precisava.

Daí o curso começou com 9 matérias, umas muito legais, outras nem tanto, consegui tirar boas notas nas primeiras provas, aprendi bastante coisa, mas comecei a esbarrar de novo na mesma questão. O curso de inglês era apenas 4 horas semanais, e como estava cheia de trabalhos e provas das outras matérias não conseguia dedicar mais tempo para avançar no idioma.

Um dos professores começou a trazer palestrantes em inglês e pedir para gente fazer relatórios, fizemos visitas guiadas na cidade com guias anglofonos e também tínhamos que escrever sobre isso.

Na ultima palestra que o professor colocou para responder um questionário em sala eu falei : professor eu não sei responder as questões pq não entendi quase nada do que ele falou.
Ele foi um tanto estúpido, não precisava dizer daquela forma. Disse um monte de besteira na frente de todo mundo, e que a curso não adiantaria para quem não era bilíngüe e ressaltou (Bilíngüe : Francês e Inglês).

Foi ai que bateu uma deprê! Eu chorei muito a noite e no dia seguinte não levantei da cama para ir para aula.
O Daniel saiu para estudar e fiquei em cs totalmente desanimada... fiquei olhando da janela o rio e pensando o que eu iria fazer.

Tive a idéia de começar a ligar nas universidades, se eu não poderia fazer uma graduação em inglês. Liguei na Université de Montreal e na Guy- Concordia universidades que tinha este curso, mas eles só aceitam quem já tem um nível avançado do idioma .

O problema todo que eu não podia parar o curso de turismo para me matricular em uma escola de inglês porque além destes cursos não serem subvencionados com bolsa, eu ainda teria que pagar por isso e em geral o custo é alto.

Com todas as opções esgotadas resolvi fazer uma ultima tentativa, tentar fazer a prova de francês na Uqam e ver se eu conseguiria passar.

Quem entende este povo? Precisar fazer uma prova de domínio de francês para se fazer uma graduação de inglês , meio estranho ne?
Mas enfim era a única saída que eu tinha...fui na universidade falar com o diretor do curso, expliquei o meu caso que gostaria de fazer a prova primeiro para saber se seria admitida antes de abandonar o curso que eu estava fazendo.

Ai o diretor me falou, mas você pode se inscrever, caso vc não tenha o nível de idioma exigido , vc pode pegar créditos de curso de francês aqui na universidade antes de começar o curso.
O prazo de inscrição era até dia 01 de novembro, mas prorrogamos até dia 17 ou seja amanhã então você tem que correr.
A mulher que tinha me dado a informação a 5 meses atràs que não tinha como fazer o curso  estava do lado e ouvindo o diretor falar comigo.

Pense em alguém que queria pular no pescoço da mulher e dar uma voadora kkkkkk
Por isso não aceitei nada como verdade sem ter checado várias vezes a informação.

Essa novidade me fez recuperar o ânimo! Reuni todos os documentos e no dia seguinte deixei o envelope da candidatura na sala do diretor.

Ontem recebi a carta para fazer o teste de francês no dia 12 de dezembro.

Ai eu vi a data que caìa em um domingo às 14h30, putz olha a merda, eu trabalho no domingo e minha chefe disse que quando alguém precisa se ausentar tem que avisar com no mínimo 3 semanas de antecedência.

Fiquei a noite pensando no que fazer e o Daniel falou para eu ligar lá na Uqam para ver se conseguia mudar a data da prova.

Hoje eu liguei no departamento de línguas perguntando se era possível fazer o teste outro dia, pq eu tinha recebido a carta ontem e não teria tempo hábil para avisar meu empregador.

A mulher disse: Acredito que não é possível e eu insistindo no telefone. De repente ela parou e disse, mas escuta , pelo que estou vendo você não precisa fazer este teste , você fala bem e consegue entender. 
Ai eu dei uma de mala, e disse: Eu tb acho que eu nâo preciso fazer kkkkkkkk
 Ela perguntou se eu tinha alguma comprovaçâo que tinha estudado o francês aqui. Eu disse que sim, e que tinha feito o curso de francês na própria Uqam e que tinha as diplomas do DELF B1 e B2 (Diploma de Estudo em Língua Francesa) e o TFI (Teste de Francês Internacional) que fiz antes de sair do Brasil.

Ela falou trás aqui para mim para eu dar uma olhada. A tarde aproveitei um intervalo de aula e fui correndo lá. Ela examinou os documentos foi bem simpática comigo , conversamos um pouco e ela me liberou de fazer a prova de francês.

A partir do dia 10 de janeiro ingresso na faculdade para fazer o certificado de um ano de inglês.

Glória à Deus !

Com fé as coisas vão começar a ficar do jeito que a gente quer. Basta ter perseverança e acreditar no sonho sempre!

Não deixe ninguém te desanimar no caminho, siga sua jornada e lute por seus ideais! Ainda que as coisas pareçam difíceis , vale a pena insistir.

Depois dessa não vou sofrer mais de baixa auto-estima! Kkkkkk Jà diz a mùsica: Quem acredita sempre alcança.

Bjs
Tânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário