sábado, 1 de maio de 2010

Igreja (Canada) 1a Visita

E ai manos, Aqui quem fala é o Daniel e este é o meu primeiro post. Pois bem, ontem dia 30/04 decidimos ir a uma igreja pois eu disse comigo mesmo: ``nem que seja numa igreja dos santos dos ultimos dias eu vou nesse final de semana``. Pois pra mim, nao importava a religiao e sim a possibilidade de entender como as pessoas aqui se relacionam com sua fé e vida crista. Mas, (felizmente) nos lembramos que a Tania havia ganho um CD de uma igreja cujo nome em frances era ``sans frontieres`` que em portugues quer dizer ``sem fronteiras``. Dai procuramos no google o local e confirmamos o horario das reunioes e la vamos noiiiis. Entao, começa a saga por ir a igreja. Prezados, nao foi nada facil. A igreja fica a 1:38 minutos pra quem conhece. Ja pra quem nao conhece foi de 2 horas, isso porque encontramos um anjo que nos auxiliou no caminho ``o motora do onibus``, que nos orientou tendo a paciencia necessaria com recem-chegados.

A dificuldade de ir a uma igreja é bastante evidente pois aqui as pessoas estao mais preocupadas consigo, suas realizaçoes e afazeres do que atentar para um proposito espiritual. O capitalismo aqui é bem evidente e as pessoas tem condiçoes plena de demonstrarem isso: seja em carro, casa, opçoes culturais e etc.
Voltando a saga, pegamos um onibus, dois metrôs, chegamos em um terminal e, por fim o ultimo onibus. UAU... ja to cansado... paramos ate pra comer e pensar na vida. Logo apos esse percurso, batemos as fotos que seguem abaixo:

Chegamos cedo e tivemos a oportunidade de conhecer melhor a regiao de Longueil. Esta cidade é bem grande e bem diferente de Montréal (todas as placas de sinalizaçao estao em frances). Pois aqui na regiao de Montréal existe um conflito bem grande entre o ingles x frances.

Sem muitas delongas o culto começou on time (na hora) as 19:30 hs com uma oraçao e logo com a oportunidade para o Louvor. As musicas tocadas, se formos traduzir, sao identicas as do Brasil, apenas com particularidades de algumas palavras e expressoes diferentes, mas a intençao da adoraçao e o motivo sao os mesmos. No culto nao haviam muitas pessoas pois no mesmo horario o cantor Michael W Smith estava se apresentando numa igreja proxima (nao fomos pq os ingressos ja haviam esgotado... ai ja viu... senta e chora hehehehe ou vai pra outra igreja e foi o que fizemos).

Pra quem nao sabe estudei uns seis meses de frances e estou no nivel basico para intermediario, assim, ainda nao me sinto confortavel no idioma, mas entendi grande parte do que foi falado e conversado. Um jovem ministrou a palavra da noite e abordou sobre seu testemunho. Ele contou que fez uma viagem pra Ontario e Vancouver numa viagem espiritual. Em sua sintese a questao proposta por ele é que podemos encontrar Deus em uma perspectiva diferente quando saimos de nossa zona de conforto e deixamos nossas certezas e comodidades para experimentar uma nova realidade de vida. Isso foi muito confortante ouvir, pois foi isso que fizemos. Deixamos tudo... abrimos mao de nossa zona de conforto e estamos vivendo outras realidades, longe do abrigo de nossas familias. A palavra realmente produziu frutos de paz e de encontro ao que precisavamos escutar.

heheheheheh .... amigos, abrindo diversos parenteses no meio do culto o pregador abriu o computador e mostrou as fotos desta viagem e ofereceu diversos tipos de salgadinhos (ruffles, doritos...) + o refrigerante 7 Up... aqui ainda tem desse...  comi uns 2... ehehhehehe... no Brasil... ia da o que falar viu... ehehheheheh
Outro detalhe adicional é que: quando se vai, tem que se pensar na volta... e ai... mais um problema... 1:38 minutos...e olha a coincidencia... o motorista do onibus da ida, foi o mesmo da volta.... e olha que os numeros dos onibus eram diferentes... viemos pelo onibus 88 e voltamos no 19... muita coincidencia, digo que isso foi um kairos, pois fomos e voltamos com a ajuda do mesmo anjo (ops.. motora).

Vamos voltar a esta igreja, porem a periodicidade que é o problema pois a distancia e o custo do traslado sao forte impeditivos. Porém, gostamos muito....

Chegamos em casa quase 00:00 hs... porem felizes pela experiencia. Falta irmos numa igreja inglesa... que essa sera a saga da proxima semana... ehehheheheeheheheheh

Deixo um forte abraço pra todos e estamos lutando pra contarmos outras vitorias por aqui. Bjs.